Você está em > Dúvidas

Dúvidas Frequentes

 
1) Não possuo o projeto arquitetônico. Vocês elaboram este projeto?
 
Não disponibilizamos este serviço. É fundamental a existência do projeto arquitetônico elaborado por arquiteto.
 
 
2) O projeto arquitetônico não foi concebido em plataforma 3D. Vocês disponibilizam os projetos de engenharia em 3D?
 
Sim, nossos projetos são todos elaborados em plataforma 3D (BIM), porém a compatibilização com a arquitetura não poderá ser feita em 3D, visto que não existe a modelagem arquitetônica em 3D.
 
 
3) Como é feita a compatibilização dos projetos de engenharia que vocês fornecem com o arquitetônico que já possuo?
 
Nós disponibilizaremos uma prévia do estrutural (lançamento de vigas, pilares, lajes e fundação), elétrico (lançamento de pontos de elétrica e iluminação) e hidrossanitário (lançamento de pontos de água, esgoto e pluvial). Esta prévia não apresenta informações técnicas, somente as necessárias para a compatibilização. Estes projetos prévios deverão ser encaminhados para o seu arquiteto e devolvidos em até 3 (três) dias úteis com as observações feitas por ele, para que possamos adequar os projetos de engenharia.
 
 
4) Meu projeto apresenta estrutura mista de concreto armado e estrutura metálica ou madeira. Vocês também dimensionam esses elementos?
 
Nossos projetos estruturais comtemplam o dimensionamento somente para os elementos em concreto armado. Quando há estrutura mista (metálica, madeira, steel frame ou outro), deverá ser informado como será o sistema de união com o concreto armado, para que possamos informar o valor adicional para dimensionamento desses elementos. Caso não seja contratado o dimensionamento destes elementos, deverá serem informadas as cargas e momentos destes elementos para que sejam lançados no projeto em concreto armado, para o correto dimensionamento global da estrutura.
 
 
5) Meu projeto não é residencial, vocês fazem projetos de outros segmentos?
 
Fazemos também projetos comerciais e institucionais. Entre em contato conosco e solicite seu orçamento.
 
 
6) Além dos projetos de estrutura/fundação, elétrico e hidrossanitário, vocês elaboram outros tipos de projetos?
 
Sim. Fazemos projetos técnicos Luminotécnicos, de Automação Residencial, Sonorização, e Relatórios PGRS e planilhas físico-financeiras da CEF para financiamento de residências e lotes. Temos também um departamento exclusivo para projetos específicos do tipo SPDA (Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas), SPCIP (Sistema de Proteção contra Incêndio e Pânico), drenagem e pavimentação, dentre outros. Entre em contato conosco e solicite seu orçamento.
 
 
7) Vocês elaboram projetos em outros sistemas construtivos, além do concreto armado?
 
Fazemos projetos de estrutura metálica, alvenaria estrutural (bloco cerâmico e concreto), madeira, steel frame, dentre outros. Entre em contato conosco e solicite seu orçamento.
 
 
8) Vocês emitem ART – Anotação de Responsabilidade Técnica?
 
Sim. Todos os nossos projetos são acompanhados de ART – Anotação de Responsabilidade Técnica de elaboração dos projetos. Não fornecemos projetos sem ART. A taxa de emissão já está inclusa na elaboração do projeto. Não fornecemos ART de execução de obra mas somente de elaboração dos projetos. 
Obs.: Caso haja solicitação de alteração nos dados da ART emitida, o CREA solicita pagamento novamente desta taxa. Sendo assim, o pagamento é por conta do contratante.
 
 
9) Na minha cidade, a Prefeitura exige a aprovação dos projetos complementares de engenharia. Vocês tramitam junto ao órgão público?
 
De um modo geral as prefeituras não exigem aprovação dos projetos de Engenharia. Não tramitamos o projeto para aprovação, disponibilizamos os projetos com assinatura para que você possa tramitar ou encaminhar a um despachante para fazê-lo para você. Havendo relatório de análise, cumprimos com as pendências solicitadas. Deverá ser comunicado previamente a necessidade de aprovação, visto que precisamos saber quais as exigências locais. Se não for comunicado previamente, será cobrado uma taxa para adequações do relatório de pendências.
 
 
10) Os projetos complementares de engenharia contemplam o projeto da piscina?
 
Sim. Contemplamos o projeto estrutural/fundação em concreto armado, elétrico para iluminação interna e bomba e hidrossanitário para circulação de água da piscina. Lembre-se que a área da piscina é considerada no cálculo de área construída total.
 
 
11) Vocês disponibilizam o projeto em DWG?
 
Os projetos são enviados em formato PDF, prontos para plotagem. Caso você necessite dos projetos em DWG, entre em contato conosco para verificação dessa possibilidade.
 
 
12) Vocês fazem acompanhamento da obra e emitem a ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) de execução da obra?
 
Não fazemos o acompanhamento, desta forma, não emitimos a ART de acompanhamento e execução de obra. Porém estamos sempre a disposição para tirar dúvidas via telefone e outros meios de comunicação.
 
 
13) Vocês exigem sondagem do solo?
 
A sondagem é fundamental para a execução dos projetos de estrutura/fundação. Com a sondagem teremos as informações para a adequação da fundação, por isso exigimos a sondagem, sendo A (Área) de projeção da edificação em m²:
 
- Se A ≤ 1.200 m², deve-se executar 1 (um) furo para cada 200 m²;
- Se 1.200 m² < A ≤ 2.400 m², deve-se, além de 1 (um) furo para cada 200 m², executar 1 (um) furo para cada 400 m² que excedam os primeiros 1.200 m².
 
Se A > 2.400 m², deve-se estabelecer um plano específico conforme projeto ou análise do projetista.
 
De toda forma o número mínimo de furos nunca deverá ser menor que:
2 (dois) furos para A < 200 m².
3 (três) furos para 200 < A < 400m².
 
 
14) Vocês atendem residências de todos os padrões e tamanhos e em qualquer região do Brasil?
 
Sim, elaboramos os projetos de qualquer tipo de residência, sem restrição e atendemos em todas as regiões do Brasil. Utilizamos várias tecnologias de contato, onde poderemos trocar informações e compartilhar os projetos.
 
 
15) Vocês emitem um contrato de prestação dos serviços?
 
Enviamos um contrato assinado por e-mail, o qual poderá ser devolvido também assinado com a resposta do mesmo e-mail autorizando o serviço.
 
 
16) Vocês fecham somente um dos três projetos, ou sou obrigado a fechar os três projetos (estrutura/fundação, elétrico e hidrossanitário)?
 
Você optar por fechar o projeto que necessitar, lembrando que a compatibilização em 3D será feita somente dos projetos contratados.




 icon-facebook  icon-instagram  icon-youtube

Cia de Projetos - Projetos de Engenharia em BIM
Todos direitos reservados - 2020 - Brasil - Cuiabá-MT
(65) 99968-4807 (celular/whatsapp)
contato@ciadeprojetos.com.br

icone-ciadeprojetos